ATA DA NONA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA TERCEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA SEGUNDA LEGISLATURA, EM 18-10-1999.

 


Aos dezoito dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e noventa e nove reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezessete horas e vinte e quatro minutos foi efetuada a chamada, sendo respondida pelos Vereadores Adeli Sell, Antonio Hohlfeldt, Antônio Losada, Carlos Alberto Garcia, Cláudio Sebenelo, Cyro Martini, Décio Schauren, Guilherme Barbosa, Helena Bonumá, Hélio Corbellini, Isaac Ainhorn, João Bosco Vaz, João Dib, João Motta, José Valdir, Lauro Hagemann, Luiz Braz, Maristela Maffei, Nereu D'Ávila, Paulo Brum, Pedro Américo Leal, Renato Guimarães, Saraí Soares e Tereza Franco. Ainda, durante a Sessão, compareceram os Vereadores Clênia Maranhão, Eliseu Sabino, Elói Guimarães, Fernando Záchia, Gilberto Batista, João Carlos Nedel, Juarez Pinheiro, Reginaldo Pujol e Sônia Santos. Constatada a existência de "quorum", o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos. Em PAUTA, Discussão Preliminar, 2ª Sessão, esteve o Projeto de Lei do Executivo nº 40/99, discutido pelo Vereador João Dib. Às dezessete horas e vinte e sete minutos, nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os Senhores Vereadores para a Sessão Extraordinária a ser realizada a seguir. Os trabalhos foram presididos pelo Vereador Nereu D'Ávila e secretariados pelo Vereador Adeli Sell. Do que eu, Adeli Sell, 1º Secretário, determinei fosse lavrada a presente Ata que, após distribuída em avulsos e aprovada, será assinada por mim e pelo Senhor Presidente.

 

 


O SR. PRESIDENTE (Nereu D’Ávila): Estão abertos os trabalhos da 9ª Sessão Extraordinária.

Passamos à

 

PAUTA - DISCUSSÃO PRELIMINAR

 

(05 oradores/05 minutos/com apartes)

 

2ª SESSÃO

 

PROC. 3298/99 - PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO  Nº 040/99, que autoriza a abertura de créditos adicionais na Administração Centralizada, nos Departamentos Municipais de Limpeza Urbana e Habitação, no valor de R$ 12.453.689,00, e dá outras providências.

 

O SR. PRESIDENTE: O Ver. João Dib está com a palavra para discutir a Pauta.

 

O SR. JOÃO DIB: Sr. Presidente, eu pediria autorização para falar da minha tribuna, pois vou falar rapidamente.

 

O SR. PRESIDENTE: Não há problema, Ver. João Dib.

 

O SR. JOÃO DIB: Está sendo feita uma solicitação de abertura de crédito adicional de doze milhões e meio de reais, em números redondos. Eu vou pedir urgência, para que ele seja votado na quarta ou na sexta-feira. Se quiserem, eu posso dar o parecer.

Esse pedido é uma demonstração de que aquele déficit apregoado pelo Executivo para o próximo ano, de quinze milhões de reais, é um déficit de brincadeira mesmo, porque a abertura de crédito adicional precisa de lei, mas os créditos suplementares aparecem praticamente todos os dias no Diário Oficial, com excesso de arrecadação e com manobras que o Executivo faz e que não sei se realiza, porque o Tribunal de Contas só reclama e não toma uma providência efetiva.

Eu vou encaminhar a minha posição favorável, evidentemente, à abertura dos créditos adicionais. Ninguém pode impedir o crescimento, o desenvolvimento da Cidade, mas gostaria de analisar. Se for aceita a urgência, posso fazer o relatório. Muito obrigado.

(Não revisto pelo orador.)

 

O SR. PRESIDENTE: Estão encerrados os trabalhos da presente Sessão.

 

(Encerra-se a Sessão às 17h27min.)

 

* * * * *